Entenda a diferença e importância dessas contas:
Há uma grande diferença entre o saldo CONTÁBIL e o saldo FINANCEIRO do seu condomínio, isso precisa ser controlado de forma eficiente e com muito critério.
Quando o Condomínio precisa utilizar o dinheiro em caixa para uma obra emergencial ou mesmo para suprir a inadimplência e não rateá-la para os demais, isso precisa ser demonstrado contabilmente e de forma detalhada.
É comum, por exemplo, que o saldo contábil da conta ordinária permaneça negativo em razão da inadimplência e, por sua vez, o saldo contábil do Fundo de Reserva esteja superior ao valor efetivamente aplicado, aliás, é praticamente impossível que o fundo de reserva (CONTÁBIL) esteja exatamente igual ao valor aplicado no banco (FINANCEIRO), sabe por quê?
Quase diariamente ocorrem pagamentos de boletos pelos condôminos, a cada boleto pago, uma porcentagem desse valor corresponde ao Fundo de Reserva daquela unidade, certo? Ocorre que é inconcebível promover aplicações diárias de valores baixos (dependo da aplicação isso nem é possível!), portanto é mais funcional que, uma vez ao mês, a administradora faça a aplicação do valor arrecadado a título de Fundo de Reserva, aqui está a importância do(a) Síndico(a) estar atento ao saldo CONTÁBIL de seu condomínio, só assim ele terá o CONTROLE TOTAL das contas, onde está faltando e onde está sobrando.
Confira e questione sua administradora sobre esse controle, essa é a forma correta de se prestar contas em uma assembleia!
Se você ainda tem dúvidas sobre as contas, clique aqui e consulte os especialistas da BDS Condomínios.