Prós e contras da portaria virtual

Convenção de condomínio: o que é?
31 de outubro de 2019
Pandemia2
É possível reduzir taxa condominial na Pandemia?
25 de maio de 2020

A portaria virtual é uma das opções para atingir o objetivo de manter a segurança de um condomínio enquanto se reduz os custos. Para te ajudar nessa decisão, trouxemos nesse artigo os principais prós e contras sobre essa nova tecnologia.

Portaria virtual, o que é?

Nesse sistema, o porteiro não está presente fisicamente em uma cabine dentro do condomínio. Ele está acompanhando virtualmente, muitas vezes há quilômetros de distância, a movimentação do local, por meio de câmeras de segurança, sistema de vozes e sensores de presença instalados no condomínio.  

porteiro virtual atua, da mesma maneira que o físico, controlando as entradas e saídas do espaço, atendendo aos chamados de visitantes, além de se comunicar com os moradores para a liberação de acesso a visitantes.

Vantagens da portaria virtual

Custo benefício em longo prazo

A primeira vantagem de uma portaria virtual é o custo benefício em longo prazo. Com a instalação e contratação de uma portaria remota, o condomínio deixa de fazer os pagamentos de funcionários, reduzindo seus custos fixos.

Por exemplo, dentro das horas máximas que podem ser trabalhadas por dia, previstas em lei, um condomínio precisa contratar uma média de quatro porteiros caso deseje um serviço 24 horas. Com a portaria remota, o custo de manter esse atendimento diminui.  

Segurança

Aparentemente a presença de um porteiro pode dar uma sensação de segurança maior dentro do condomínio. Porém as câmeras de segurança podem ser mais eficientes no monitoramento de movimentação. Além de, nos casos de invasões, o porteiro ser o primeiro a ser rendido. O que não ocorre com portaria remota, pois o monitoramento à distância dificulta a invasão.

Dica BDS: verifique com o prestador se ele fornece monitoramento em tempo integral ou apenas mediante acionamento. Isso faz muita diferença para sua segurança!

Apoio mesmo sem internet

O acompanhamento pelas câmeras acontece com o suporte da internet. Mas, se houver algum problema de conexão ou outros tipos de situações que impeçam o contato entre central e condomínio, um profissional é disponibilizado para ficar no local até que as questões sejam resolvidas. Dica BDS: verifique se o prestador possui estrutura para atendimentos presenciais.

Desvantagens da portaria virtual

A seguir separamos 3 pontos que pesam contra a contratação de um serviço de portaria sem porteiro.

Custo para instalação

Ao mesmo tempo em que o custo-benefício de médio a longo prazo da portaria virtual é positivo, o custo de instalação pode ser um impeditivo para a adoção desse método. Esse custo envolve as câmeras, sistemas de som e sensores de presença e comunicadores, além de possíveis obras para adequar sua portaria.

Necessidade de apoio de um zelador

Na maioria dos casso, um zelador é necessário ou mesmo um auxiliar de serviços gerais durante o horário comercial. Isso ocorre para atender as demandas de entregas que são feitas por transportadoras em horário comercial. Dica BDS: Se optar por um profissional para atender essa demanda a redução no custo pode não ser tão significativa. 

Dimensões do condomínio

Entre as desvantagens da portaria virtual, está o tamanho do condomínio. Em grandes condomínios, que contam com diversas torres, existe a inviabilidade da portaria remota, dado o grande fluxo de visitantes / entregadores, necessitando do serviço de portaria presencial. 

As particularidades de cada condomínio deverão ser sempre consideradas para a escolha correta em relação ao tipo de portaria que será implantada.

Se você ainda tem dúvidas sobre a portaria virtual, clique aqui e consulte os especialistas da BDS Condomínios.