Formas de economizar e reduzir custos do condomínio

Quais são as obrigações de um condomínio?
4 de outubro de 2019
Convenção de condomínio: o que é?
31 de outubro de 2019

São muitos os custos que envolvem a administração de um condomínio e, dependendo do tamanho, esses gastos podem acabar se multiplicando rapidamente. São as contas básicas de água e energia, manutenção de área comum e de lazer, problemas que surgem pontualmente e precisam de atenção e quando você vê, o orçamento encolhe. Por isso, trouxemos dicas práticas para reduzir custos do condomínio. 

Pode parecer impossível enxugar o orçamento e ainda assim oferecer o melhor aos condôminos, tendo margem para emergências. Mas com um bom planejamento mensal, trimestral e anual, é possível fazer isso. 

4 dicas para reduzir custos do condomínio 

De olho na folha de pagamento

Os gastos com colaboradores podem ultrapassar os 50% dos gastos gerais de um condomínio. Mas não podemos esquecer que esses profissionais são indispensáveis na rotina do local. 

Algumas atitudes podem ajudar, como melhor controle das horas extras, além de soluções tecnológicas como a portaria remota que reúne a segurança e tecnologia ou ainda optar pela portaria híbrida que reúne o melhor dos dois mundos. 

Reduzindo na manutenção 

Para evitar gastar mais do que o necessário com a manutenção indica-se realizar inspeções periódicas nos elevadores, áreas comuns e de lazer, para que não haja nenhuma surpresa que demande um grande desfalque no orçamento condominial. 

Diminuindo gastos com água 

Fomentar a economia de água entre os condôminos é um trabalho coletivo. Use dados e números reais da situação, mostrando o quanto se agride o planeta e também o bolso do próprio condomínio. 

Além disso, uma possibilidade é reaproveitar a água das chuvascobrir as piscinas em épocas e horários de pouco uso e estar 100% atento a pontos de vazamento. 

Planejamento orçamentário

Ter uma previsão orçamentária é primordial, pois as vezes os imprevistos acontecem e é preciso estar preparado. Sem essa preparação é muito difícil definir ações e prioridades. Já quando é feita, proporciona melhor gestão dos recursos. 

Para ter todos esses aspectos bem organizados, que tal ter uma administradora de condomínios ao seu lado para garantir que toda a administração será feita da melhor forma possível? Conte com a BDS Condomínios.